NOTÍCIAS | Empresas se afastam mais do crédito, aponta pesquisa da Serasa

Empresas se afastam mais do crédito, aponta pesquisa da Serasa

Contábil

Postado em 17-03-2009

A procura das empresas por crédito sofreu queda de 10,8% em todo o Brasil, em fevereiro último, na comparação com o mesmo mês deste ano. Ante o mesmo mês do ano passado, a retração é de 4,4%.

Os dados compõem o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, novo indicador lançado nesta terça-feira (17) pela Serasa Experian, que também revelou que, no acumulado do ano, o recuo é de 6,7%, na comparação com o primeiro bimestre de 2008.

Porte das empresas
As micro e pequenas empresas foram as que mais se afastaram do crédito, com um diminuição de 11,4% na demanda, em fevereiro, ao passo que as médias organizações apresentaram recuo de 2,1% e as grandes, de 0,4%.

Também as MPEs foram as que tiveram maior retração no acumulado do primeiro bimestre, com -7%. Apenas para comparação, entre as médias, esse índice foi de -3,3% e, entre as grandes, de -0,9%.

Análise por segmento
Na análise por segmento, o indicador apontou quedas generalizadas e muito parecidas. Por exemplo, no caso de Serviços, o recuo foi de 12,4% em fevereiro ante o mês anterior. Em seguida, aparecem a Indústria, com -11%, e o Comércio, com -9,6%, na mesma base comparativa. No acumulado do ano, os índices foram de -7,8%, -5,5% e -6,4%, nesta ordem.

Quanto à análise regional, a maior queda, no bimestre, foi registrada pelo Sul, com -9,7%, seguido por Sudeste (-6,3%), Centro-Oeste (-6,1%), Nordeste (-6,1%) e Norte (-2%).

Por: Karin Sato
17/03/09 – 15h52
InfoMoney

Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *