Fiscal

Fiscal


A Área Fiscal é responsável pelo processamento das movimentações fiscais geradas pelas empresas ou entidades. Os trabalhos desse setor são desenvolvidos por técnicos altamente qualificados, que permitem apuração segura dos tributos devidos, utilizando o que há de melhor em tecnologia.

 

Serviços do Departamento Fiscal

Enquadramento da empresa no regime tributário adequado

(Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional, Lucro Real Estimado)

É importante o enquadramento adequado de sua empresa. Há setores da economia e portes de empresa que são obrigados a adotarem o regime determinado pelo governo. Caso a empresa desobedeça essa regra, terá grandes problemas com o fisco. Outro ponto importante é o planejamento tributário. Pode ser que sua empresa não esteja no regime legalmente mais vantajoso em termos de tributação. É comum as empresas se enquadrarem em Lucro Presumido sendo que o mais interessante poderia ser o Lucro Real. Na Novo Mundo estamos constantemente acompanhando as mudanças de seu negócio para analisar qual regime será mais cabível.

 

Apuração de impostos

(Simples, ISS, ICMS, ICMS-ST, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, etc)

O cálculo dos impostos é feito de acordo com o faturamento e receitas auferidas durante o mês. Cada tributo tem seu cálculo específico, divergindo em base de cálculo e alíquota. Ao recebermos o movimento mensal de sua empresa, procedemos com a apuração e enviamos os darfs e guias de pagamento assim que finalizamos, para que seja possível planejar seu pagamento com antecedência, preparando Caixa e adaptando com outras despesas e custos.

Apuração de impostos retidos na fonte (IRRF, INSS, ISS, PIS/Cofins/CSLL, etc)

O instituto de retenção de impostos na fonte foi criado para que um contribuinte fiscalize o outro, tornando-se então o tomador do serviço o responsável tributário pelo recolhimento do tributo devido. Isso significa que tal obrigação sua empresa responsável pelo recolhimento dos tributos devidos ao tomar determinados serviços, o que, quando da cobrança o pelo fisco, será feita a sua empresa e não à pessoa de quem prestou o serviço.

Em outras palavras, é necessário que se preste muita atenção ao contratar um tomador de serviços. Quando o cliente envia a nota fiscal para a Novo Mundo, temos como primeira análise a possibilidade de haver retenção e, caso tenha, enviamos imediatamente a guia ou darf de recolhimento. O mesmo serve para quando nosso cliente presta serviço a outrem, precisamos explicar-lhe que deverá fazer anotação em nota fiscal ou recibo de eventuais retenções, bem como descontar tal valor do que será recebido de seu cliente.

 

Escrituração de Livros Fiscais

(Livro de Entradas, Livro de Saídas, Livro de Registro de Apuração de ICMS, entre outros)

Como parte de obrigação estadual estão os livros da empresa. Toda empresa deve manter sua escrituração fiscal em dia e, ao final de cada exercício, manter a guarda dos livros supra mencionados. E para tanto, trabalhamos dia-a-dia para manter a obrigação cumprida e, numa eventual fiscalização, a empresa terá toda documentação em ordem.

 

SPED Fiscal

O SPED Fiscal já está sendo exigido em alguns setores da economia. Logo será exigido também para todas as empresas.

 

Preenchimento e entrega de obrigações acessórias

(GIA, DIPJ, DASN, DCTF, DACON, DIMOB, DIRF, REDF, Sintegra, DES, etc)

Esse tipo de serviço é aquele que o cliente não “vê”, pois não gera nenhum recolhimento e nem se faz necessário para tomada de decisões. Porém, é uma rotina de extrema importância por possuir multas elevadas pela não entrega. Por isso nosso empenho em sempre antecipar o preenchimento e o envio de tais declarações, como objetivo de sempre manter a empresa em dia com o fisco, prestando-lhes informações exatamente de acordo como o movimento da empresa e valores de impostos devidos à Fazenda Pública.