Participação das MPEs nas compras governamentais deve chegar a 35%

 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estima que a participação das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) nas compras governamentais chegue a 35% até o final de 2009. O aumento da participação das pequenas empresas nas compras realizadas pelo Governo Federal, que de janeiro a setembro atingiu 29%, se deve à regulamentação da Lei Geral do segmento.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério, Rogério Santanna, o crescimento acumulado da participação dessas empresas nas compras do governo foi de mais de 400% desde 2006 até 2009.

“Para cada R$ 1 bilhão comparado das micro e pequenas empresas, são criados em média 7,5 mil empregos”, afirmou Santanna.

Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, com a Lei Geral, é possível ainda que a participação das MPEs no montante movimentado pelas compras do governo – atualmente, de R$ 300 bilhões por ano – cresça 1% ao ano, na próxima década. Hoje, a representatividade dos pequenos negócios é de apenas 20%.

Itens mais vendidos
Entre os itens mais comprados pelo governo federal, estão componentes de veículos, equipamentos médicos, veterinários, de comunicação e de informática. Na área de serviços, estão os prestados por agência de viagem. Nos estados e municípios, os itens para merenda escolar são os mais vendidos.

Para o próximo ano, a oportunidade de vendas será ampliada para empreendimentos da agricultura familiar, já que a Lei nº 11.947/09 prevê que, dos recursos distribuídos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para estados e municípios completarem sua merenda escolar, 30% devem ser comprados localmente de agricultores familiares.

Por: Equipe InfoMoney
17/12/09 – 08h16
InfoMoney

https://www.evolucaocontabilidade.com.br/abertura_empresa.php

Deixe um comentário

Abrir
Olá, podemos te ajudar?
Evolução Contabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?