NOTÍCIAS | Mais de meio milhão de empresas tentam ingressar no Supersimples

Mais de meio milhão de empresas tentam ingressar no Supersimples

Fiscal

Postado em 02-03-2009

Entre janeiro e 20 de fevereiro deste ano, 501.962 micro e pequenas empresas fizeram o pedido de ingresso no regime tributário simplificado, o chamado Supersimples.

O número é muito superior à expectativa inicial, de 200 mil. O prazo de adesão encerrou-se no dia 20 do mês passado. A maioria dos pedidos foram feitos em janeiro (384.504). Em fevereiro, foram registrados mais 116.458.

Interesse pelo Simples
Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, o interesse dos empresários pelo Simples Nacional “confirma o acerto na criação do sistema e é resultado dos ajustes feitos na lei que criou o sistema, a Lei Complementar 123/06, conhecida por Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A Lei Complementar 128/08, por sua vez, entrou em vigor em dezembro último, permitindo a entrada de novos setores da economia no Simples e possibilitando resolver problemas relativos ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“A grande quantidade de pedidos confirma o caminho correto da criação do Simples Nacional. Resta esperar que as empresas que estão com pendências consigam resolver seus problemas, para serem incluídas no sistema”, acrescenta Quick, segundo publicado pela Agência Sebrae.

Maioria dos pedidos ainda pendentes
Do total de pedidos, 190.388 foram deferidos, 4.410, indeferidos, por problemas cadastrais, fiscais ou por conta de pendências com estados e municípios, e 61,2% ainda não passaram por verificação. O resultado será divulgado no dia 10 de março.

Por: Karin Sato
02/03/09 – 12h18
InfoMoney

Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *