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Como Obter Lucro

Informativo

Postado em 03-06-2011

Onde está o Lucro?

Você conhece todos os custos e todas as despesas do seu negócio? Eles são apurados de forma consistente e considerados corretamente na formação dos preços de venda, de suas mercadorias e serviços? Será que não existe algum custo escondido relevante, que você não está computando em sua planilha? Ou será que você não tem nenhuma planilha?

Possivelmente as respostas não serão iguais, mas acredito que a maioria esmagadora afirmará que todos os custos são conhecidos e, com maior e menor grau de precisão, são computados em seus preços. Será que essa provável conclusão é verdadeira?

O objetivo em fazer estes questionamentos é chamar a atenção dos empresários, que as causas mais comuns das empresas sofrerem e se enfraquecerem, são a falta de controles eficientes e eficazes que possam ser traduzidos em dados e informações consistentes para tomadas de decisões.

Todos devem lembrar-se daquele velho ditado: “o que os olhos não vêem, o coração não sente!”. Pois é, pode até ser uma verdade para as pessoas, porém, no mundo das empresas, quando “os olhos não vêem” – ou não querem ver – as organizações sofrem, enfraquecem-se, perdem competitividade e muitas até deixam de existir!
LEMBRE-SE “a cada dez empresas abertas anualmente em nosso País, em média, sete fecham as portas antes de completarem cinco anos de vida” – dado estatístico SEBRAE ( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Mas, afinal, qual a causa desta triste estatística? Na verdade, são diversas. Falta de preparo, de planejamento e até descaso por parte dos empresários. Mas a principal delas é a falta de controle do fluxo de caixa e gestão dos recursos financeiros.

Toda empresa, independentemente do seu tamanho, necessita de um controle de caixa. Porém, principalmente em microempresas, essa ferramenta não é utilizada, pois a maioria delas é administrada por pessoas da mesma família, que acabam misturando a vida financeira da empresa com a pessoal, impossibilitando a apuração do peso das despesas fixas e variáveis, prejudicando com isso a formação do preço de venda e consequentemente inviabilizando a continuidade dos negócios.

Para ajuda-lo na estruturação do seu controle, mostraremos como identificar cada despesa e custos, tome nota:

Comece pelo registro diário de todos recebimentos, e todos pagamentos efetuados, numa simples planilha com coluna de crédito, débito e saldo; Em seguida, identifique os pagamentos efetuados diariamente como despesa fixa e variável, tomando como base um simples conceito: DESPESAS FIXAS = recebeu ou não tem que pagar.

DESPESAS VARIAVÉIS = quanto mais recebe mais paga. CUSTOS = valor da compra da mercadoria a ser vendida ou valor do preço da hora/homem para prestadores de serviços; em seguida utilize a formula do MARK-UP e saiba por qual valor vender seu produto ou serviço.

MARK-UP = D.F. + D.V. + M.L. – 100%

O jeito é arregaçar as mangas, conversar com um consultor e fazer as contas e mais contas antes de dar seu preço. Pode ter certeza de que seu caixa vai agradecer pela trabalheira e sua empresa irá, não apenas crescer, mas sim EVOLUIR.

DOUGLAS MANOEL DE ARAÚJO
Diretor de Consultoria da EVOLUÇÃO ASSESSORIA CONTÁBIL,
Formado em Ciências Econômicas e Contabilista.


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